Sabemos que todos os ossos em nosso corpo se encontram ligados uns aos outros, ou pelo menos quase todos. Há uma exceção, o Hióide. Um osso que se localiza na parte anterior ao pescoço, abaixo da mandíbula e superior a faringe.
O Hióide é um osso que não se encontra articulado a nenhum outro osso. Então como ele fica suportado e não sai do lugar?
A resposta é simples, o Hióide esta ligado aos músculos da região de onde ele se encontra, músculos que conferem ao osso à sustentação necessária para se manter estável e auxiliam na realização de determinados movimentos. Tais músculos são:
- Músculos da faringe (realizam a elevação da faringe)
- Músculos da laringe (consistem em ajustar a passagem de ar para que haja, quando aberta, a produção da voz)
- Músculos infra-hióideos (são músculos que partem do osso Hióide e se estendem até o esterno).
Entre as funções realizadas pelo osso hióide estão: deglutição (ação de engolir), respiração, mastigação e fala. Desta forma, apesar dele não ser articulado a outros ossos, ele tem seu papel fundamental e indispensáveis para o nosso corpo.
Aplicação Didática: este é um assunto que poderia ser abordado em uma aula tanto de ossos quanto de músculos, pois correlacionam ambos os assuntos. Já que o hióide se encontra ligado a músculos, para um aprendizado mais amplo desse osso, é necessário ter também conhecimento da região onde se encontra e os músculos que atuam.
Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/ Osso_hioide > . Acesso em 06 jun. 2017.
1_BIO_LIC_VB_LUANA_CRISTINA
ResponderExcluirMuito bom Eduarda, conheci um pouco mais sobre o osso Hioide.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_SAMUEL_MATEUS_MASSINHAN
ResponderExcluirO artigo traz um ótimo esclarecimento sobre o tema abordado e o título chama atenção de quem lê. O texto explica muito bem o que é o osso hióide, os músculos que o sustentam, e quais as funções realizadas por ele.
Também é importante ressaltar que o osso hióide se classifica como um osso sesamoide, que é o nome dado há ossos que não se articulam com outros ossos, como já foi dito acima.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir