quarta-feira, 7 de junho de 2017

OSTEOATRITE, VOCÊ SABE O QUE É?

A osteoartrite (Artrose) é um distúrbio articular crônico que acarreta lesões na cartilagem e tecidos ósseos vizinhos, e caracteriza-se por dor, rigidez e perda de função articular. É classificada como primária e secundária. Na osteoartrite primária (ou idiopática), a causa não é conhecida, pode afetar apenas certas articulações, como o joelho, ou muitas articulações. Já na osteoartrite secundária, a causa é devido a outra doença, tal como infecções, anormalidade articular, lesões, distúrbio metabólico (excesso de ferro no corpo) ou artrite reumatoide.

Esse distúrbio articular geralmente começa quando a pessoa tem entre 40 e 50 anos e afeta quase todas as pessoas em algum grau por volta dos 80 anos.


Causas
As articulações possuem baixo nível de fricção, para que fiquem protegidas do desgaste que acarretaria em lesões. A osteoartrite é, na maioria das vezes, causada por uma lesão tecidual. Para reparar a articulação danificada há o acúmulo de elementos químicos na articulação que aumentam a produção dos componentes da cartilagem (como o colágeno, uma proteína fibrosa resistente no tecido conjuntivo). Por causa da retenção de líquidos a cartilagem pode inchar tornando-se sensível e suscetível ao desenvolvimento de fissuras na superfície. Seguindo a isso, cavidades minúsculas se formam no osso logo abaixo da cartilagem, enfraquecendo-o. 

Na tentativa de reparar a lesão pode haver o crescimento excessivo de osso, cartilagem e outros tecidos, assim o osso pode crescer demais nas bordas da articulação, causando colisões (osteófitos) que podem ser vistas e sentidas. Em seguida  a superfície lisa e deslizante da cartilagem torna-se áspera e perfurada, causando o impedimento da movimentação da articulação, e absorção de impacto. 

Todos os componentes da articulação, como o osso, cápsula articular (tecidos que envolvem a maioria das articulações), membrana sinovial (tecido que reveste a cavidade articular sinovial), tendões, ligamentos e cartilagem, desenvolvem deficiências em várias formas, prejudicando o funcionamento da articulação. Uma atividade física que demande excessiva flexão das articulações e obesidade são alguns fatores que podem acarretar no desenvolvimento da osteoartrite.

Sintomas
Os sintomas da osteoartrite desenvolvem-se gradualmente e afetam apenas uma ou algumas articulações a princípio. As articulações dos dedos, base dos polegares, pescoço, parte inferior das costas, dedões dos pés, quadris e joelhos são as principais afetadas. São agravadas quando são em articulações que suportam peso, podendo apresentar rigidez após o sono.

A rigidez ocorre quando a superfície irregular da cartilagem faz com que as articulações sejam moídas e e raspadas, gerando desconforto ao movimentar-se. Há crescimento ósseo nas articulações mais próximas à ponta dos dedos (chamados nódulos de Heberden) ou meio dos dedos (chamados de nódulos de Bouchard). Os joelhos e quadril perdem a amplitude do movimento, dificultando o caminhar. Quando afeta a coluna pode comprimir os nervos, causando dormência no pescoço, braço e perna. 

Diagnóstico e Tratamento 
O diagnóstico é feito através de avaliação médica, radiografias e tomografias. Os principais objetivos do tratamento são: aliviar a dor, manter a flexibilidade da articulação e otimizar a função articular e geral.

Dentre as alternativas de tratamento estão: a fisioterapia e terapia ocupacional, medicamentos, cirurgia e terapias complementares como massagem, almofadas aquecidas, perda de peso (através do tratamento da obesidade), acupuntura e estimulação elétrica transcutânea dos nervos (chamada de TENS, transcutaneous electrical nerve stimulation).

Aplicação didática: O conhecimento de distúrbios  articulares como a osteoartrite, permite visualizar a interação entre osso, cartilagem e articulação, visando a compreensão do sistema articular e sua importância para o corpo como um todo. 

Referências:


Osteoartrite. Disponível em: < http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=44058542&idSecao=18294311>. Acesso em: 5 de jun. de 2017.

Foto disponível em: <http://reumatologia.org.br/2016/02/01/osteoartrite-artrose>. Acesso em: 5 de jun. de 2017.

5 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_Luana_Nathaly_Zampiva
    Para ajudar na apresentação e entendimento do conteúdo, indico o seguinte vídeo Yasmin.
    Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2017.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VA_GIOVANA_DAL_COL,conteúdo muito interessante para trabalhar com alunos do ensino médio, vale ressaltar, que essa doença ocorre principalmente na velhice, devido o desgaste da cartilagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Giovana. É importante cuidar de nossos ossos desde cedo e o quanto antes esse conteúdo for passado, melhor. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  3. 1_BIO_LIC_VB_Luana_Nathaly_Zampiva
    Para ajudar na apresentação e entendimento do conteúdo, indico o seguinte vídeo Yasmin.
    Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=Za9EqfNy814 >. Acesso em: 01 jun. 2017.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um vídeo didático realmente ajuda quanto a parte mais específica da matéria, mas é importante lembrar que não substitui o professor, Luana.

      Para acessar o link enviado, copie e cole no seu navegador. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir