terça-feira, 17 de outubro de 2017

CONHEÇA A ASMA BRÔNQUICA

A asma brônquica é uma doença inflamatória das vias respiratórias, onde os brônquios e bronquíolos são mais sensíveis,o que provoca um estreitamento dificultando a passagem de ar nos pulmões.
Os sintomas da asma são:
·         Falta de ar;
·         Tosse seca;
·         Chiado;
·         Sensação de aperto no peito.
Uma pessoa com pulmões saudáveis pode sentir falta de ar em casos onde é exposta a um ar contaminado, como fumaça por exemplo. A musculatura que envolve os brônquios se contrai impedindo a entrada desse ar. É exatamente isso que ocorre com o pulmão de alguém com asma, porém, essa reação pode ser desencadeada por gatilhos, como poeira.
Quando esses gatilhos entram em contato com o pulmão, ativam a ação das plaquetas que liberam substâncias para acabar com o que está causando o problema, no entanto, essas substâncias causam o estreitamento dos brônquios e bronquíolos, impedindo a passagem de ar e causando a crise de asma.



A asma também possui seus graus de gravidade, onde um médico pode diagnosticar para poder indicar o tratamento mais adequado:
·         Grau 1: sintomas leves que ocorrem 2 dias na semana ou até 2 noites por mês, geralmente no inverno.
·         Grau 2: sintomas leves mais do que 2 vezes por semana, mas não mais que 1 vez em um único dia.
·         Grau 3: sintomas persistentes 1 vez por dia e mais que 1 noite por semana.
·         Grau 4: sintomas graves ao longo do dia e frequente durante a noite.
Quando presenciar uma pessoa tendo crise de asma, siga o seguinte procedimento:
·         Acalme a pessoa e a faça sentar;
·         Peça para que ela se incline ligeiramente, isso ajuda na respiração;
·         Verifique se a pessoa possui remédios para asma ou até umbroncodilatador;
·         Caso a pessoa não possua nenhum remédio, chame a ambulância rapidamente;
·         Caso a pessoa desmaie, faça massagem cardíaca para manter o coração funcionando e aumentar as chances de salvamento.



Não se sabe exatamente o que causa a asma, fator genético é o mais apontado. Pessoas com essa condição podem possuir diferentes gatilhos, é importante descobrir para reduzir a exposição desses agentes causadores.
Os gatilhos mais comuns são ácaros, poeira, poluição, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça de cigarro, perfumes, desinfetantes, tintas e produtos com cheiros muito fortes.
A asma pode ser induzida pelo exercício físico, muitas pessoas que nunca diagnosticaram desenvolvem algum grau da doença durante o exercício físico. Existem também a asma ocupacional, desenvolvida no ambiente de trabalho, comuns em pessoas que trabalham em usinas ou que manuseiam produtos químicos, tinturas, agrotóxicos, etc.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: este tema pode ser abordado como complemento no estudo sobre o sistema respiratório, ou fisiologia humana, tanto no ensino fundamental como no ensino médio, afim de aprofundar e até mesmo tirar dúvidas.

REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/asma> Acesso em: 16 de Out. 2017.
Disponível em: <http://m.mundoeducacao.bol.uol.com.br/doencas/asma.htm> Acesso em: 16 de Out. 2017.
Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/asma/> Acesso em: 16 de Out. 2017.

Fonte da imagem: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQuIVMQx5fTHZ_YuCO3FLljem4EhYVreXyeDFCKaRZmMV1jSylfJCuwdMQguA> Acesso em: 16 de Out. 2017.
Fonte da imagem: <https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSH6E4NtO8ibe8IxdKgbz9O5sJqzOMXVc4c9XkuPKE2qFglwu_E>Acesso em: 16 de Out. 2017.

Um comentário:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Rodrigo_Santos
    Como as doenças respiratórios são muito comuns, este é um bom tema para discutir em sala de aula pois os alunos podem compartilhar suas duvidas e próprias experiências sobre o assunto e assim pode-se criar a possibilidade de explicar mitos e informações incorretas ou até mesmo agregar com novos dados para a turma.

    ResponderExcluir