Também comumente chamado de bronquite, que seria a inflamação dos canais que dirigem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Podendo ser classificado em bronquite aguda ou crônica, que variam de acordo com a duração e a gravidade da inflamação.
Essa inflamação ocorre quando os cílios que revestem a mucosa brônquica não eliminam todo o muco produzido, cujo é um importante substância para a proteção das mucosas respiratórias já os principais causadores dessa inflamação são vírus, infecção bacteriana, poeira, inseticidas, ácaros, fumaça de cigarro. O principal sintoma é a tosse, podendo ser seca ou produtiva, na crônica sempre produtiva, e nos casos agudos pode ocorrer à presença de febre baixa, mal estar, congestão nasal e dor de garganta. O tratamento é feito a partir de fármacos, e alguns hábitos devem ser privados, tais como se expor a poeiras, e a suspensão do fumo aos fumantes. Pode-se observar no vídeo abaixo os processos da inflamação dos brônquios.
Aplicação didática: esse assunto pode ser tratado em aulas de sistemas respiratório, por se tratar dos brônquios que desempenham um importante papel no sistema respiratório, e o vídeo pode auxiliar o aluno a visualizar quais os processos e como ocorre a inflamação dos brônquios.
Disponível em: <https://www.infoescola.com/inflamacoes/bronquite/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário