quarta-feira, 28 de junho de 2017

NÃO DESISTA DE TENTAR ENXERGAR A SOLUÇÃO!

A Córnea é uma pequena camada de tecido, fina, transparente e muito resistente que se localiza na parte anterior do olho. É a primeira interface que a luz atravessa, ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila.  A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, chamado lagrima.




























Aqui temos a córnea, apontado.

Fonte de imagem <http://www.medhalt.com/procedure/cornea-transplant>. Acesso em: 21 jun. 2017.

Há muitas patologias relacionadas a córnea, já que este é responsável pela entrada de luz. O transplante de córnea é um dos recursos para ajustar patologias relacionadas aos defeitos que surgem no mesmo, e é indicado quando uma de suas características é perdida tal como: transparência , curvatura ou regularidade.
  Uma dessas patologias pode ser o astigmatismo, que é causado pela má entrada de luz no olho, assim não é formanda a imagem correta em seu cérebro. Além do transplante um dos recursos pode ser a cirurgia a laser, mas que podem trazer consequências graves ao paciente. 
  Foi vendo estes erros que o jovem oftalmologista Claudio Trindade de nacionalidade brasileira, melhorou a visão de muitas pessoas, isto graças à uma pequena peça feita de um material opaco que é colocado nos olhos do paciente, substituindo o transplante de córnea, o pequeno objeto funciona como um filtro para a entrada da luz, seu tamanho e de 13 milímetros feita de material acrílico igual as feitas para de câmeras fotográficas. 





























Esse esquema mostra o olho sem a peça e com a peça.



O jovem médico trouxe mais um recurso para área da saúde dos olhos, com um material barato e simples, sua ideia já está em países desenvolvidos, como Alemanha, Estados Unidos entre outros. Isso apenas nós mostra que podemos sim fazer a diferença, basta não desistir e correr atrás. 


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser usado para complementar o assunto do órgão da visão, o olho, nas aulas de ciências no ensino fundamental. E também incentivar os alunos a não desistirem de suas ideias, vendo a invenção de Cláudio Trindade, jovem e brasileiro.


Disponível em: <http://www.technologyreview.com.br/tr35/profile.aspx?trid=1631> Acesso em: 21 jun. 2017.

domingo, 25 de junho de 2017

O QUE É GLAUCOMA?

Glaucoma é uma patologia ocular que atinge o nervo óptico, envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Se não tratado e diagnosticado a tempo, o glaucoma pode levar o indivíduo a sérias consequências como a perda total e permanente da visão.
    O aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico caracterizam o glaucoma. Para entender melhor como o aumento da pressão afeta o olho é importante observar seu olho como um balão, quando o ar é soprado em excesso para dentro de um balão, a pressão aumenta e atua sobre as partes mais frágeis do olho. Quando se eleva a pressão intra-ocular, as células nervosas tornam-se comprimidas e a danificação pode levar à morte dessas células, o que torna a perda visual permanente.
    A pressão intra-ocular medida numa população normal é de aproximadamente 14 a 20 milímetros de mercúrio (mmHg), a pressão acima de 22mmHg é considerada suspeita ou anormal. No entanto, nem todos os pacientes com pressão intra-ocular aumentada manifestam glaucoma. O motivo disso ainda é fonte de estudos em vários centros de pesquisa.
    Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a ''visão tubular'', ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente.



Tratamento
   O glaucoma pode ser tratado com colírios, medicamentos por via oral, cirurgia a laser, cirurgias tradicionais convencionais e uma combinação de alguns desses métodos. A meta é impedir a perda visual e manter a pressão intra-ocular em níveis satisfatórios e devidamente controlados. Qualquer medida deve ser prescrita e acompanhada por oftalmologistas e seguir rigorosamente as recomendações médicas.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material pode ser utilizado em uma aula sobre os sentidos que tenha como foco a importância da visão e seus defeitos, o objetivo é apresentar diferentes defeitos dentre eles o glaucoma, como identificar esta doença e quais são os tratamentos adequados. O vídeo “Glaucoma – Causas, Sintomas e Tratamentos” presente no canal “Sua Saúde na Rede - SPDM pode ser indicado como complemento do material. 

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=usOAE7DgB3I>. Acesso em: 24 jun. 2017
Disponível em: <http://www.infoescola.com/doencas/glaucoma/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
Disponível em: <http://www.lotteneyes.com.br/patologias-glaucoma/#>. Acesso em: 24 jun. 2017.

Disponível em: <http://hob.med.br/glaucoma-a-doenca-silenciosa/>. Acesso em: 24 jun. 2017.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

CORPO CALOSO: IMPORTÂNCIA E CURIOSIDADES

De acordo com o site: http://www.centraldocorpocaloso.com/2012/07/estrutura-do-corpo-caloso.html: “O corpo caloso é a principal via transversa que liga os hemisférios cerebrais.” O corpo caloso é divido em rostro, joelho e corpo esplênio, e a sua principal função é a comunicação entre as atividades dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro. Além disso, o corpo caloso também pode atuar na interpretação de informações oriundas dos sentidos e no processo de interpretação de informações mentais. Apesar de hoje em dia haver uma boa compreensão do funcionamento do corpo caloso e sua importância, existem alguns fatos bastante curiosos sobre esta importante comissura, como por exemplo:

- No início do século XVIII pensava-se que o corpo caloso era o “local da alma”.
- Somente na década de 1950 conclui-se que a função do corpo caloso estava relacionada à transferência de informações entre os hemisférios.
- No início da década de 1960 ocorreu a primeira calosotomia (processo cirúrgico no qual é cortado o corpo caloso e outras estruturas comissurais de pacientes epilépticos graves. O processo no entanto foi considerado ineficaz.
- O corpo caloso é considerado a comissura mais importante entre os dois hemisférios.

Aplicação didática: O material pode ser usado em uma aula de anatomia humana em um curso de ensino superior como ferramenta de auxílio na fixação e compreensão do conteúdo, uma vez que os textos contidos no site explicam de maneira simples e completa a estrutura e a importância do corpo caloso e as curiosidades podem ajudar os alunos a assimilar o conhecimento sobre o assunto.
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

DEIXE O CELULAR UM POUCO DE LADO E VAI ESTUDAR!

O avanço da tecnologia na era digital tem mudado a vida dos seres humanos, facilitando a vida de muitos, porém, o seu corpo não acha o mesmo. Nos últimos tempos vêm aumentando os casos de câncer, obesidade e principalmente a mialgia, que é a dor dos músculos da mão. Essa dor pode evoluir para a artrite e tendinite, que é a inflamação nos tendões ligados aos ossos do polegar, essas doenças são causadas pelo excesso de digitação no celular com somente com o polegar.


Para prevenção, os médicos recomendam segurar o celular com umas das mãos e digitar com o indicador, evitando usar somente o polegar. O tratamentos dessas doenças é feito com repouso e analgésicos e também deixar o celular um pouco de lado, procurando atividades mais prazerosas como esportes e leitura.


Existem exercícios que podem aliviar as dores, como atividades físicas que utilizam as mãos, pebolim entre outras, porém, essas atividades não devem ser realizadas com quem sente muitas dores nas mãos.

Aplicação Didática: O tema, por ser de extrema importância para a saúde e está presente na rotina dos alunos, faz com que haja uma maior conscientização da parte dos mesmo, podendo ser trabalhado durante as aulas sobre sistema ósseo e artrologia.

Disponível em:<http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/06/habito-de-digitar-muito-no-celular-pode-causar-tendinite-no-polegar.html>. Acesso em: 21 de jun. 2017.

SEU OUVIDO ENTUPIU? E AGORA, O QUE FAZER?

O ouvido é um órgão responsável pela nossa audição, mas então por que ele entope? Por vários motivos, umas delas é a mudança de altitude quando, por exemplo, subimos a serra. 

Existe também o problema do bruxismo, que ocorre quando o paciente fica rangendo os dentes e acaba causando o deslocamento da mandíbula, e isso faz com que aconteça a pressão dentro das cavidades auriculares. 

Para nós aliviarmos a pressão no ouvidos, existem algumas soluções bem práticas, como por exemplo: podemos bocejar, tomar água, mascar algum chicletes para desentupi-lo. Isso vai ocorrer naturalmente, pois assim iremos equilibrar a pressão.

Aplicação Didática: O vídeo a seguir mostra na prática algumas dicas de o que fazer quando o ouvido entupir. Pode ser utilizado em sala para como informativo. Você pode acessar este vídeo clicando neste link.

Referências:




Disponível em: <http://www.vix.com/pt/bdm/saude-mulher/por-que-o-ouvido-entope-na-serra>. Acesso em: 22 de jun. 2017.

COMO CUIDAR DAS NOSSAS ORELHAS E DE NOSSA AUDIÇÃO CORRETAMENTE?

Nossas orelhas são órgãos sensíveis e frágeis, portanto devemos ter muito cuidado para que então possamos prevenir perda da audição causada tanto pelo excesso de barulho alto e por objetos.

Música: A maioria da perda da audição é causada pelo dano aos nervos, nossos smartphones aliados aos fones de ouvido são mais do que capazes para danificar a audição dessa maneira. Nossas orelhas podem ser facilmente expostas a 85 Decibéis sem serem prejudicadas, mas as coisas podem ficar um pouco perigosas se passarmos disso. Com 115 Decibéis (que são facilmente produzidos em uma balada, por exemplo.) O dano aos nervos pode ser causado em menos de um minuto. Você pode até não perceber imediatamente, mas ao longo do tempo, iremos perdendo um pouco de nossa audição. A recomendação básica ao ouvir música no smartphone é deixar o volume na altura média. Quanto a shows e baladas, a recomendação é frequentar com moderação.

Objetos: Os cotonetes podem até parecer inofensivos, mas eles podem ser perigosos se os usarmos para limpar as orelhas, as consequências são diversas como tímpanos perfurados e acúmulo de cera, por exemplo. Assim como o cotonete, vale lembrar que obviamente não devemos substituir o cotonete por outros objetos como chaves entre outros objetos pontiagudos isso porque eles podem facilmente alcançar e danificar o tímpano.

Realmente precisamos limpar nossas orelhas?

Na maioria dos casos, o canal auditivo não precisa ser limpo. Ao tomarmos banho e lavarmos o cabelo, por exemplo, a água entra e com isso já é o suficiente para que um tanto da cera acumulada vá embora. O recomendado é lavar apenas externamente, com o devido cuidado para que o objeto não adentre o canal auditivo.

Aplicação didática: Este conhecimento, se passado aos alunos, principalmente durante as aulas sobre órgãos do sentido, é de extrema importância, pois assim ele funcionará como conscientização para que os alunos cuidem de sua audição e da saúde das orelhas.

Referências:
Disponível em: <http://www.hear-it.org/Take-care-of-your-ears >. Acesso em: 22 jun. 2017.

Disponível em: <http://www.monacouphene.ca/en/our-news/157-headphones_and_hearing_loss >. Acesso em: 22 jun. 2017.



Disponível em: <http://xavier.claudet.free.fr/audit.htm>. Acesso em: 22 jun. 2017

COMO ENXERGAMOS?

O vídeo a seguir nos mostra algumas informações sobre como a nossa visão funciona, como por exemplo como é necessária a existência de luz para vermos os objetos e as cores. Comenta também a respeito de não existir nenhuma câmera até os dias atuais com a mesma capacidade de percepção que nossos olhos, sua capacidade de perceber detalhes é impressionante e como a visão é importante para nossa vida.



Aplicação didática: Este vídeo pode ser utilizado para melhor percepção dos alunos sobre a visão, por ser ilustrado fica mais fácil de compreender.

Referência:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=0TGo7LPOGm4>. Acesso em: 22 de jun. de 2017. 

GOTA: A DOENÇA DO JULIUS




A artrite gotosa, mais conhecida como gota, é uma doença reumatológica que afeta as articulações, principalmente a base conjunta do dedão do pé.

Frequentemente crônica, é causada pelo elevado nível de ácido úrico no sangue, que acaba por formar cristais de urato de sódio que são depositados nas articulações. É mais comum em homens e mulheres na menopausa.

Os cristais causam a irritação da cartilagem articular e membrana sinovial, provocando inchaço, deterioração do tecido e dor severa.


No vídeo abaixo temos uma explicação com mais detalhes sobre o problema:


Aplicação didática: Esse material pode ser usado para trabalhar doenças reumatológicas, após trabalhar articulações em sala de aula. É um assunto importante pois a gota é uma doença muito comum. 


Referências:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FEHqNCpTV5k>. Acesso em: 21 Jun. 2017. 

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6mh3qnDc3yI>. Acesso em: 21 Jun. 2017. 

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gota>. Acesso em: 21 Jun. 2017.

O QUE VOCÊ SABE SOBRE A CATARATA?



A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que é a lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Essa lesão deixa a visão embaçada, mas pode apresentar outros sintomas como: sensibilidade à claridade ou ofuscamento, visão noturna reduzida e necessidade de luz mais forte para leitura.

 A causa mais comum é envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida, mas também existe a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata, porém são casos raros.

Outras causas da catarata são: diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, uso prolongado de medicamentos esteroides, inflamações intraoculares, traumas e excesso de radiação.

 O tratamento para catarata é a cirurgia, como ela é feita é explicada na figura abaixo.


Aplicação didática: Esse assunto pode ser apresentado após uma aula sobre a visão e o funcionamento do olho. É um assunto que chama a atenção por ser uma doença muito comum, e entender mais sobre ele vai ser interessante para os alunos.


Disponível em: <http://www.visaolaser.com.br/saude-ocular/doencas-oculares/catarata/>. Acessado em: 21 de jun. 2017.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

NÃO É ENGRAÇADO ESTAR NA "BAD"

Uma das peças mais importantes do nosso corpo, o encéfalo, é formado pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Os mesmos estão protegidos pela nossa caixa craniana, já que sua consistência é gelatinosa. Em casos de impacto muito forte (como num acidente), nosso encéfalo não será tão prejudicado, graças a nossa caixa craniana e o liquido cefalorraquidiano.




Mas será que nosso encéfalo está “imune” a todo tipo de impacto? Como a perda de um ente querido ou uma decepção muito grande? 
Podemos observar que o caso de depressão é cada vez mais crescente, tendo como as principais áreas afetadas do encéfalo o córtex cerebral, hipocampo e tálamo.


No caso do córtex cerebral direito, o mesmo vai ficando mais fino influenciando no humor e na atenção;
Córtex cerebral direito representado pela cor roxa


O hipocampo, região responsável por controlar nossas memórias e aprendizagem, há uma redução de até 20% do volume;

O tálamo é uma região que controla o medo e outras emoções, sendo encontrado cerca de 30% a MAIS de neurônios em pessoas que sofrem de depressão.

Se não tratada, isso pode influenciar no sono, alimentação e na concentração, deixando principalmente o encéfalo cada vez mais prejudicado. Em casos assim, é recomendável que procure-se um psicólogo.

Aplicação DidáticaO material pode ser utilizado para que, numa aula sobre sistema nervoso, alerte crianças e principalmente jovens sobre o que a depressão causa no encéfalo. É mais uma maneira de ensinar, utilizando um problema que infelizmente tem sido cada vez mais normal e comum entre a população.

Disponível em: <http://www.ehow.com.br/cerebro-afetada-pela-depressao-fatos_19239/>. Acesso em: 20 de jun. 2017.

NEURÔNIOS

Os neurônios são células nervosas, cuja função é conduzir impulsos nervosos. O vídeo a seguir aborda conceitos sobre a estrutura de um neurônio, sua função e funcionamento do mesmo, mostrando de forma simples, clara e objetiva a função do neurônio no sistema nervoso. 

   

Aplicação Didática: O vídeo pode ser utilizado como introdução em uma aula sobre sistema nervoso, já que mostra de maneira simplificada a função e o funcionamento do mesmo, é um instrumento que pode ser utilizado para alunos de ensino médio, por se tratar de um material não muito aprofundado, e de fácil compreensão.

Referências:
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XsLNJSshq34&t=1s >. Acesso em: 20 jun. 2017.





AS DROGAS PSICOTRÓPICAS E O SISTEMA NERVOSO CENTRAL

O sistema nervoso central é formado por milhões de células ligadas que transmitem informações para o corpo inteiro, formando uma rede de comunicação. Essas células são chamadas NEURÔNIOS. Os neurônios se “comunicam” através da liberação de neurotransmissores que atuam como mensageiros de célula a célula.
Inline image 1
As drogas psicotrópicas são definidas por atuarem diretamente na mudança de comportamento do indivíduo por alterações feitas no sistema nervoso central. Atuam diretamente nos neurotransmissores, alterando de algum modo essa comunicação. Há uma classificação quanto ao tipo de drogas psicotrópicas:

DEPRESSORES DO SNC: Como o nome diz são aquelas que “diminuem” a atividade do SNC, atuam na alteração de neurotransmissores inibidores. Um exemplo comum são os calmantes que atuam diretamente no neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico), o qual é responsável, pelo controle de ansiedade. O álcool também tem ação depressora.

ESTIMULANTES DO SNC: O nome já diz, estimulam ações no SNC. Um exemplo comum é a cocaína que atua principalmente nos neurotransmissores excitatórios dopamina e noradrenalina, como efeito imediato causa euforia, ansiedade e estado de alerta.

PERTURBADORAS DO SNC:  São as que causam maior alteração no SNC, confusões mentais e alucinações são sintomas comuns. De origem vegetal e mais conhecida é a maconha ou THC (Tetraidrocanabinol), e de origem sintética o LSD (dietilamida do ácido lisérgico) e o MDMA (metilenodioximetanfetamina).

Aplicação Didática: Com este conteúdo podemos reconhecer e compreender o funcionamento correto do sistema nervoso, distinguindo a função de cada célula que o compõem. Também pode-se obter conhecimento sobre o efeito real do uso drogas, podendo analisar como substâncias químicas alteram as funções normais do corpo humano. Pode-se analisar o risco e consequência do uso. 


O PRAZER DA MÚSICA

Quando escutamos umas música que nos agrada, nosso cérebro é inundado por dopamina, que é um neurotransmissor que está relacionado com as sensações prazerosas.

Um estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience mediu, com exames de imagens, os níveis de dopamina no cérebro de voluntários que tem arrepios prazerosos como resposta quando escutam uma música que lhes agrada muito. Essa sensação muda a condução elétrica da pele, os batimentos cardíacos e a taxa de respiração. Os pesquisadores também mostraram que essas sensações estão relacionadas com o número desse neurotransmissores no cérebro do individuo.

Essa pesquisa também mostrou que até mesmo antes da música começar, o cérebro já começa a ser banhado com a dopamina.


Aplicação Didática: Isso pode ser usado durante as aulas de sistema nervoso e órgãos do sentido, para que ocorra uma maior compreensão de como os neurotransmissores e a audição são importantes para o bem e pra o prazer de uma pessoa.

Disponível em: <http://veja.abril.com.br/saude/ouvir-musica-libera-dopamina-e-da-prazer/>. Acesso em: 22 de jun. 2017.

O QUE SÃO NEURÔNIOS?

São células nervosas que tem por função conduzir os impulsos nervosos, é a unidade básica do sistema que processa as informações e estímulos do corpo. Os neurônios possuem três partes essenciais, que é os dendritos (ocorre a recepção das informações, parte receptora), o corpo celular (sua função é fazer a integração das informações) e os axônios (fazem o transporte do impulso nervoso de um neurônio para outro ou de um neurônio para uma glândula ou fibra muscular). Os neurônios possuem as extremidades ramificadas (parte dos dendritos). Existe também a sinapse, ela é o local de contato entre dois neurônios, a transferência do impulso nervoso nas sinapses ocorre devido aos neurotransmissores que são biomoléculas armazenados nas vesículas sinápticas, uma curiosidade sobre os neurônios é que um ser humano adulto possui cerca de 85 bilhões de neurônios em seu corpo.

Imagem capturada da internet (Google).

Aplicação didática: O conteúdo apresentado pode ser utilizado principalmente no ensino médio, pois o assunto despertará o interesse dos alunos devido ao fato de ser um assunto em que a maioria tem curiosidade, seria de bom uso nas aulas de sistema nervoso, o vídeo também pode ser apresentado para os alunos tendo informações precisas e dinâmicas.

Disponível em: <www.todabiologia.com/anatomia/neuronios.htm>. Acesso em: 21 jun. 2017.

Disponível em: <www.youtube.com/watch?v=XsLNJSshq34>. Acesso em: 21 jun. 2017.

CÉREBRO E EXERCÍCIO FÍSICO, A COMBINAÇÃO PERFEITA PARA SAÚDE.

Baseado em fatos reais, comprovado cientificamente e alertado pelo ministério da saúde, a atividade física é e sempre será o melhor alimento para o cérebro, pelo fato de proporcionar melhorias na aprendizagem, prevenir demências, aumentar a capacidade de se adaptar e criar novas conexões, a chamada neuroplasticidade, produz intensa atividade no hipocampo em pessoas que se exercitam regularmente, também contribui no fluxo sanguíneo fornecendo oxigênio e glicose para o cérebro poder executar suas tarefas como atenção e concentração mental, ajuda principalmente no aumento e produção de neurotransmissores como por exemplo:  glutamato e ácido gama-aminobutírico ( GABA ), diminui o estress e a ansiedade melhorando o humor e o sono.
As atividades físicas não tem percentual de idade, é uma prática que pode ser trabalhada e desenvolvida desde a infância onde o cérebro esta em fase de crescimento e desenvolvimento cognitivo. Já as pessoas que se exercitam diariamente passam a se adaptar e adquirir melhores hábitos, notas, noites de sono e também concentração pelo fato de apresentarem o crescimento de novas células nervosas as quais aumentam a produção de neurotransmissores que promovem a reparação celular do cérebro.
Abaixo segue a lista de alguns exercícios que podem ajudar o cérebro a obter melhor forma e desempenho:
• Dança;
• Exercícios aeróbicos;
• Prática de esportes;
• Pular corda;
• Caminhar;
• Andar de bicicleta;
• Correr;
• Musculação;
• Luta;
• Natação;
Também deve-se levar em consideração que além dos exercícios ajudarem, a música e uma boa alimentação também contribuem no fortalecimento, desenvolvimento e raciocínio cerebral.





























         
















Imagens capturadas do google

Aplicação didática: Este assunto pode ser trabalhado em todas as turmas tanto ensino fundamental e médio, incentivando-os a treinarem e trabalharem seu cérebro inclusive em épocas de vestibulares e demais provas o qual necessita de um bom pensamento e raciocínio lógico. Pode-se também ser abordado no ensino superior com relação ao conteúdo sobre sistema nervoso, e também aplicado a outros cursos como educação física e nutrição.


Acesso em: 20 jun. 2017