segunda-feira, 13 de novembro de 2017

MITOS E VERDADES SOBRE SEU SISTEMA DIGESTÓRIO!

Comer e logo ir para piscina faz mal?      
Não é recomendado, já que logo após comermos a circulação sanguínea em volta de nosso aparelho digestório é mais intenso para poder absorver os nutrientes, então todo banho por imersão em água fria, deve ser evitado, pois esse mesmo sangue que deveria estar fazendo tal função de receber os nutrientes, em vez disso estará tentando manter a temperatura do corpo, podendo levar até a uma congestão.


Comer legumes ajuda a evitar a prisão de ventre?
Ajuda sim, mas precisam ser legumes ricos em fibras, como cereais integrais, frutas com casca e legumes crus, e tomar muita água para ajudar na formação do bolo fecal e a sua passagem ao longo do intestino.


Coca-cola ou água com gás ajudam na digestão?
Mito. Assim como líquidos normais prejudicam a digestão o aumento do gás piora ainda mais a digestão e provoca maior distensão e desconforto abdominal. Além disso, os refrigerantes possuem fatores antinutricionais que diminuem a absorção de alguns nutrientes.


Ler após as refeições pode prejudicar a digestão?
Mito. Não existe correlação


Leite é um santo remédio para curar a gastrite?
Mito. Em casos de gastrite aguda ele até pode ser prejudicial. O leite possui característica química básica. Quando uma pessoa está com gastrite isso significa maior acidez no estômago. Ao ingerir o leite, de imediato se possui uma sensação de melhoria, pois ele neutraliza a acidez de forma momentânea pois a seguir o estômago vai produzir mais ácido contra este produto básico e, portanto, aumento de processo irritativo no estômago.


Pimenta do Reino faz mal ao intestino?
Verdade, uma vez que ficam  impregnadas  na parede do intestino, causando irritabilidade.     

Churrasco e carnes grelhadas causam câncer de intestino
Em partes esta informação é verdadeira. Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. Ambos podem impregnar nos alimentos e também possuem fatores mutagênicos. Estudos recentes apontam uma maior incidência de câncer no trato gastrointestinal na população do Sul, devido ao alto consumo de churrasco. Sendo assim, para se prevenir é importante ter uma alimentação variada, utilizando de diversas formas de preparação como: assados, cozidos, grelhados e manter hábitos de vida saudáveis.


Álcool e cigarro irritam todo o sistema digestório
Verdade. Altamente irritativos e são fatores predisponentes ao surgimento de câncer. Além de ser causar diversos prejuízos ao organismo, pois podem levar a obesidade (alto teor calórico), dependência psicológica e prejuízos sociais.

Comer chiclete gruda por dentro?
Mito, digestão ocorre normal, como um pedaço de pão.


Aplicação didática: Material que trás inúmeras curiosidades, podendo então ser utilizada  em sala de aula, palestras nas empresas a respeito de uma Boa alimentação e como dinamismo utilizar as curiosidades, para não se tornar tão massante.

Disponível em: <www.maxpress.com.br> Acesso em: 9 de nov. de 2017.


Inflamação nos Brônquios

Também comumente chamado de bronquite, que seria a inflamação dos canais que dirigem o ar inalado até os alvéolos pulmonares. Podendo ser classificado em bronquite aguda ou crônica, que variam de acordo com a duração e a gravidade da inflamação.
     Essa inflamação ocorre quando os cílios que revestem a mucosa brônquica não eliminam todo o muco produzido, cujo é um importante substância para a proteção das mucosas respiratórias já os principais causadores dessa inflamação são vírus, infecção bacteriana, poeira, inseticidas, ácaros, fumaça de cigarro. O principal sintoma é a tosse, podendo ser seca ou produtiva, na crônica sempre produtiva, e nos casos agudos pode ocorrer à presença de febre baixa, mal estar, congestão nasal e dor de garganta. O tratamento é feito a partir de fármacos, e alguns hábitos devem ser privados, tais como se expor a poeiras, e a suspensão do fumo aos fumantes. Pode-se observar no vídeo abaixo os processos da inflamação dos brônquios.





Aplicação didática: esse assunto pode ser tratado em aulas de sistemas respiratório, por se tratar dos brônquios que desempenham um importante papel no  sistema respiratório, e o vídeo pode auxiliar o aluno a visualizar quais os processos e como ocorre a inflamação dos brônquios.

Disponível em: <https://www.infoescola.com/inflamacoes/bronquite/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

Você sabe quanto tempo dura a digestão dos alimentos?


O processo de digestão em um adulto desde o inicio da mastigação até a eliminação do bolo alimentar leva,cerca de 24 a 72 horas. Porém, esse tempo está sujeito a algumas mudanças, pois cada pessoa possui um metabolismo, com condições e necessidades específicas.
O tempo de digestão também varia de alimento para alimento, como exemplo, a carne vermelha demora muito mais para ser digerida do que uma porção de arroz.
Visto que é muito importante saber o tempo de digestão dos alimentos, para manter uma dieta balanceada, podendo identificar os alimentos que apresentam maior dificuldade de digestão. 


Confira alguns alimentos e o tempo de digestão de cada um:
• Arroz, feijão e carne (prato): 3 horas
• Bacon (pedaço): 12 horas
• Feijoada (prato): 6 a 8 horas
• Filé de carne vermelha: 3 a 4  horas
• Leite (copo): 1 hora e meia
• Linguiça (porção): 6 horas
• Macarronada (prato): 2 horas
• Peixe (porção): 2 horas
• Pizza (pedaço): 2 a 3 horas
• Refrigerante (copo): 2 horas
• Salada verde: 2 horas
• Sopa (prato): 1 hora
• Torta de morango (fatia): 2 horas

Aplicação didática: 
Esse assunto pode ser abordado em aulas acerca do sistema digestório, para evidenciar o funcionamento dos órgãos responsáveis pela digestão e relacionar com a realidade do aluno, despertando curiosidade sobre a própria alimentação e digestão. 



POR QUE TOSSIMOS?

  Você já se perguntou quais são as causas da tosse? Ela serve basicamente para eliminar substâncias estranhas das vias respiratórias e dos pulmões. A tosse é uma expulsão súbita e ruidosa de ar pela boca. Ela defende o sistema respiratório de agressões causadas por micróbios, poluição, poeira, fumaça, etc. Mas a tosse também é estimulada por outras partes do corpo, como cavidades do osso da face, quando há excesso de secreção, o esôfago, o estômago, evitando que o ácido clorídrico suba pelo esôfago e até o coração, quando apresenta alguma área inflamada.
     Tosse passageira não indica problema. Mas, se persistir, pode ser sintoma de algo grave.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Essa curiosidade pode ser exposta durante uma aula sobre sistema respiratório, visto que, é uma das dúvidas mais frequentes sobre esse conteúdo.

Disponível em:<https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/tosse/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/tosse/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

O sistema digestório


É formado por um conjunto de componentes, cuja função é transformar os alimentos por meio de processos químicos. No site anatomia do corpo, é possível identificar os órgãos que constituem o sistema digestório, por exemplo, a boca, faringe, esôfago e órgãos anexos.


Aplicação didática : O site é excelente para revisar o conteúdo estudado em sala de aula e para tirar dúvidas. É interessante, pois apresenta muitas imagens e isso ajudo na compreensão do aluno. O professor pode formular alguns exercícios de revisão ou retirar alguma imagem para mostrar em sala de aula.

Disponível em: <www.anatomiadocorpo.com/sistema-digestorio-aparelho-digestivo/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.

UM CORAÇÃO NA PALMA DE SUA MÃO

Com o aplicativo Heart 3D Anatomy Life você tem um modelo em 3D de um coração altamente realista em seu aparelho.
Ele permite que você gire o modelo anatômico em qualquer direção dando uma visão do coração de 360°.  Você também pode escolher a visualização externa ou vista de secção. Além disso, possui pinos que serem tocados revelam o nome da estrutura que estão apontando.


Aplicação didática: Esse aplicativo pode ser de grande ajuda para o ensino da anatomia do coração. Como são poucas as escolas que possuem modelos anatômicos, o professor pode solicitar aos seus alunos que baixem o aplicativo em seus aparelhos para fixar e entender o conteúdo ao trabalhar o sistema cardiovascular.

A FUMAÇA DO SEU CIGARRO NÃO PREJUDICA APENAS VOCÊ FUMANTE, CUIDADOOOO!!!!


Já ouviram falar de fumante passivo? Não? Este termo é usado para o sujeito que não é usuário do tabaco, mas acaba inalando a fumaça por conta dos fumantes que se encontram por perto dele. O fumante passivo não irá inalar a mesma quantidade de fumaça quanto o usuário, porém suas chances de ter alguma doença relacionada á isso será quase a mesma. Portanto, você fumante, tome mais cuidado, com você e com os outros em sua volta.

E QUAIS AS DOENÇAS RELACIONADAS AO TABAGISMO?
Existem inúmeras doenças, estudos revelam que são quase 50 tipos, alguma delas são: infarto no miocárdio, angina, câncer de boca; laringe; figado; esôfago; estômago, entre outras.

VAMOS FOCAR EM UMA DESSAS INÚMERAS DOENÇAS, CÂNCER DE BOCA, O QUE É? QUAIS OS SINTOMAS? TEM CURA?
O câncer de boca vai acontecer dentro dela ou nos lábios, será possível ver feridas em seu tecido, seus sintomas serão:
-Irritação, dor na garganta
-Feridas que não doem e nem sangram
-Manchas vermelhas ou branca na língua, boca, gengiva e lábios
-Perda de peso
-Dor em volta dos dentes, em alguns casos podem até cair



O câncer pode ser tratado quimioterapia, cirurgia para retirada do tumor e radioterapia.


DIDÁTICA:

Podemos usar esse vídeo de um experimento realizado para mostrar aos alunos um pouco do que pode ocorrer com o tabagismo, e também podemos trazer cartazes de conscientização do uso do cigarro.



Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-do-cancer-de-boca/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.


domingo, 12 de novembro de 2017

O MAL DA PRIMAVERA

A rinite é uma inflamação da cavidade nasal, que pode causar a vasodilatação dos vasos sanguíneos dessa região, ou seja, dilata, aumenta o calibre desses. A rinite é ocasionada por diversas causas. Existem dois tipos mais comuns de rinites, a rinite medicamentosa, a qual é decorrente do uso indevido de medicamentos na via nasal, bem como sua utilização errada e sem orientação médica. Rinite alérgica é a mais frequente, e seus casos tem seu ápice durante a primavera. Essa é uma reação imunológica a organismos estranhos inalados, como o pólen, poeira, ácaros,fungos, poluentes do ar, mofo, entre outros. Entre os sintomas tem-se coriza, congestão nasal, dores de cabeça, espirros repetitivos, olhos vermelhos e lacrimejantes e tosse seca contínua. E ainda há pessoas que já tem uma pré disposição genética para essa doença. O seu diagnóstico é feito pelo médico otorrinolaringologista, podendo fazer exames de sangue e de alergia para achar o(s) causador(es) da inflamação. O tratamento é feito, geralmente, com anti-histamínicos, sabendo que é uma doença que não tem cura é apenas possível amenizar os sintomas para melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.



Aplicação didática: É possível utilizar o texto e o vídeo como uma breve exposição do assunto, por ser bem didático e de fácil entendimento. Ainda como um conteúdo complementar do que foi trabalhado em sala de aula.

Referências:
Disponível em:< http://otorrino.pro/content/o-que-e-rinite> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DYycHlrlOes> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

CONHEÇA O RARO BEIJO SALGADO

A Fibrose Cística  é uma doença genética, autossômica, hereditária e recessiva que também pode receber o nome de mucoviscidose ou doença do beijo salgado. Ela ainda é tida como a doença genética letal mais comum em populações caucasianas, sendo causada por uma mutação no braço longo do cromossomo 7.

Ela afeta principalmente os órgãos do sistema respiratório e do sistema digestivo sendo caracterizada pelo mal funcionamento das células responsáveis pela produção de sucos digestivos, muco e suor fazendo com que essas substâncias se modifiquem ficando com um aspecto mais pegajoso e espesso. Com isso ocorre a aderência desses fluídos em dutos, tubos e passagens no nosso organismo, levando, por exemplo, à obstrução dos ductos pancreáticos impedindo assim que as enzimas digestivas sejam lançadas no intestino fazendo com que ocorra a má absorção de nutrientes como proteínas e lipídeos.


O muco que fica no pulmão ainda pode ser acometido por um acúmulo de bactérias, que acarretam em um processo infeccioso que compromete ainda mais o órgão uma vez que ele auxilia na obstrução das vias aéreas.




           Os seus principais sintomas são:
- Transpiração abundante.
- Tosse crônica, com catarro ou com sangue;
- Infecções pulmonares
- Bronquiectasias;
- Suor com uma grande quantidade de sal, isso deve-se ao alto nível de cloro o que faz com que ocorra uma maior retenção de água e sódio
-Evacuações constantes;
-Dificuldade em ganhar peso (devido à má absorção de nutrientes)

            Essa doença ainda pode levar à algumas complicações como:
-Síndrome da obstrução intestinal;
-Constipação;
-Cirrose hepática;
-Prolapso retal;

Para o diagnóstico pode ser feito o teste do pezinho e um teste do suor que é próprio para essa doença, tendo como finalidade medir os níveis de cloro presente no suor.

A Fibrose Cística não tem cura, porém com um tratamento adequado pode-se assegurar que o indivíduo tenha uma vida mais longa e com uma melhor qualidade.  Para fazer o tratamento da doença busca-se fazer a reidratação do paciente e assegurar que se tenha uma reposição de sódio, também se tem a suplementação de enzimas pancreáticas para ajudar na digestão, fisioterapia respiratória, inalações, uso de antibióticos, além de uma dieta específica para o paciente.

          Aplicação Didática: Pelo fato dessa doença afetar tanto o sistema digestório quanto o respiratório esse tema poderia ser tratado  em uma aula sobre ambos os assuntos, demonstrando por exemplo a importância das vias aéreas no processo da respiração ou dos ductos pancreáticos e da sua relação com o processo de digestão, além disso esse tema muitas vezes não é abordado em sala de aula e por se tratar de uma doença rara é relevante que as pessoas tenham o conhecimento de sua existência.

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibrose-cistica> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

O que é a famosa hérnia de hiato?

Quando um tecido ou orgão do corpo se desloca para uma área a qual ele não pertence isto é chamado de hernia. Normalmente o esôfago, conecta-se ao estômago passando pelo hiato, mas quando ocorre a hernia de hiato, ele forma uma curvatura em direção ao peito. Existem dois tipos de hernia de hiato: A hernia de hiato por deslizamento ( a mais comum) e a paraesofágica. Embora menos comum, a paraesofágica, é a mais grave, pois causa uma dor que pode chegar a ser confundida com dores no coração, e isso causa um certo mistério em relação as dores, pois ao consultar o cardiologista, não será encontrado a origem do problema! Na hernia de hiato paraesôfagica, uma parte do estômago se espreme em direção ao esôfago por dentro do diafragma! Confira abaixo, o resultado dos dois tipos de hérnia:
- Azia, que pode se intensificar de acordo com a posição que a pessoa deita.
-Dor no peito
-Arrotos
-Dificuldade ao engolir.

Aplicação didática: Este conteúdo pode ser usado para ligar o estudo do sistema digestivo com as doenças do próprio que podem estar presentes em pessoas do convívio do estudante, e em alguns acasos até do próprio estudante e é claro, que ao estudarmos os sintomas dessas doenças, isso pode levar o portador desse conhecimento a procurar um médico!


Disponível em:< https://www.healthline.com/health/hiatal-hernia#diagnosis7> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Disponível em: < https://www.webmd.com/digestive-disorders/hiatal-hernia#1> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

O QUE SÃO AS AMÍGDALAS ? E QUAL A SUA FUNÇÃO NO CORPO HUMANO ?

As Tonsilas Palatinas mais conhecidas como amígdalas, são duas estruturas arredondadas, localizadas na parte de trás da boca, ao lado da garganta, numa região de transição da boca para a faringe, que é chamada de orofarige.
Sendo assim, as amígdalas entram em contato direto com os micro-organismos que invadem o organismo pelo ar ou pelos alimentos. Entretanto, elas são ricas em linfócitos (células que atuam na defesa do organismo) e por isso acabam sendo chamadas de órgãos linfóides, tendo, portanto,  a função principal de produzir anticorpos  para o combate aos micro-organismos causadores de doenças, sendo, dessa forma, uma grande aliada do sistema imunológico.Ao desenvolver anticorpos para combater micro-organismos específicos, torna o corpo capaz de conseguir se defender rapidamente e crie imunidade caso seja atacado pelo mesmo vírus ou bactéria numa próxima vez. Trata-se de um órgão de defesa de extrema importância no corpo humano, uma das primeiras barreiras de nosso organismo contra agressões do sistema ambiente.​Por causa da sua localização privilegiada, porém ao mesmo tempo vulnerável, as amígdalas são contaminadas com frequência e inflamações e infecções são bastante comuns, principalmente nas crianças.Durante muito tempo, acreditava-se que as amígdalas não tinham função no organismo e por isso, os médicos recomendavam a sua retirada por meio de uma cirurgia simples (amigdalectomia).Hoje, sabendo da função imunológica das nossas tonsilas palatinas, a sua retirada só é recomendada em casos mais graves, quando elas são muito grandes (hiperplasia) e atrapalham a respiração e alimentação, halitose crônica ou infecções bacterianas agudas e muito frequentes.
Aplicação didática:  o texto acima pode ser utilizado tanto para o complemento de uma aula em que o assunto abordado seja o sistema digestório ou respiratório, quanto para o maior esclarecimento desse assunto para próprias pessoas que visitam o Blog.
Disponível em: <https://medicoresponde.com.br/tag/amigdalas/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/corpo-humano/amidalas-tonsilas-palatinas/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

O que é a bronquite?

Como o próprio nome diz a bronquite é a inflamação e consequentemente uma contração nos brônquios, há um acúmulo de muco nos pequenos cílios dos mesmos, pois não há a eliminação de todo o muco presente nas vias respiratórias.



Os sintomas são ataques frequentes de tosse com alta produção de muco, falta de ar, dores no peito e até febre. A bronquite é muito confundida com outras doenças respiratórias como a ASMA.

Existem 2 tipos da doença:

1)      A bronquite aguda: causada geralmente por vírus, vem acompanhada de outra infecção viral (gripe, resfriado). Afeta no início o nariz e a garganta e depois os pulmões. Além da infecção viral, alguma bactéria pode infectar as vias respiratórias causando mais uma infecção bacteriana.

2)      A bronquite crônica: o mau causador desse tipo de inflamação é o hábito de fumar.
A principal diferença entre as duas é o tempo de “duração” da infecção, na crônica aparecem sintomas o resto da vida enquanto na aguda os sintomas permanecem de 10 a 15 dias. O tratamento varia entre os dois tipos, mas em qualquer circunstância é preciso diagnóstico clinico.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Relacionar o conteúdo em aulas sobre o sistema respiratório, colocando acontecimentos presentes no nosso cotidiano há maior compreensão da função e quanto a importância do órgão para o sistema.


Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/bronquite/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

O que você sabe sobre hemodiálise?


A hemodiálise  está indicada para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves. A indicação de iniciar esse tratamento é feita pelo médico especialista em doenças dos rins (o nefrologista), que avalia o seu organismo através de: consulta médica, investigando os seus sintomas e examinando o seu corpo; dosagem de ureia e creatinina no sangue; dosagem de potássio no sangue;  dosagem de ácidos no sangue;  quantidade de urina produzida durante um dia e uma noite (urina de 24 horas); cálculo da porcentagem de funcionamento dos rins (nível de creatinina e uréia);  avaliação de anemia (hemograma, dosagem de ferro, saturação de ferro e ferritina) e presença de doença óssea.
 Através da consulta é possível começar o tratamento com remédios que podem controlar os sintomas e estabilizar a doença. Em casos em que os remédios não são suficientes e a doença progride, pode ser necessário iniciar a hemodiálise. 
O número de vezes que deve ser feita a hemodiálise depende da gravidade da insuficiência renal, mas em geral para que seja possível eliminar todas as toxinas do organismo, a frequência varia de 2 a 4 sessões por semana e cada sessão tem em média a duração de 4 horas.
Este tratamento no caso de insuficiência renal crônica tem de ser mantido para o resto da vida, exceto em casos de substituição renal por transplante. No entanto, existem alguns casos, como na insuficiência renal aguda por consumo elevado de remédios por exemplo, em que os rins deixam de funcionar apenas por alguns dias, voltando a funcionar.
Assim, para fazer hemodiálise é necessário a realização de  uma pequena cirurgia no braço onde o médico coloca uma agulha para unir uma artéria e uma veia, fazendo uma fistula para aumentar a pressão do sangue e o diâmetro dos vaso com a intenção de tornar a veia mais grossa e resistente, para que as punções com as agulhas de hemodiálise possam ocorrer sem complicações.  A cirurgia é feita por um cirurgião vascular e com anestesia local. O ideal é que a fístula seja feita de preferência 2 a 3 meses antes de se começar a fazer hemodiálise.



Quando é urgente realizar hemodiálise e a cirurgia para colocar a fistula ainda não foi agendada no hospital, coloca-se um cateter em uma veia grande no pescoço, tórax ou virilha, que depois é retirada.


Os rins não são apenas meros filtros de sangue, eles exercem várias outras funções no organismo como: controle de água corporal, controle no nível de sais minerais, controle dos ácidos (pH) no organismo, controle da pressão arterial, síntese de hormônios que estimulam a produção do sangue e controle da saúde dos ossos através da produção de vitamina D. Então seguir as recomendações de alimentação elaborada por especialistas é fundamental para o sucesso do tratamento.
O paciente que faz hemodiálise pode trabalhar, praticar esportes e viajar, porém no dia do tratamento é possível que o paciente se sinta mais cansado e precise de descansar por mais tempo.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse assunto pode ser abordado em uma aula sobre o sistema excretor, também numa aula sobre sistema circulatório, mostrando a importância dos rins, contrastando com o quanto o seu não funcionamento afeta a vida.

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/hemodialise/>> Acesso em: 8 de nov. de 2017.

APRENDER TAMBÉM PODE SER DIVERTIDO! – SISTEMA RESPIRATÓRIO

 O jogo aborda o assunto sistema respiratório, abordando os órgãos que compõe este sistema, suas respectivas funções e o seu funcionamento.
   Se trata de um jogo interativo, fácil de jogar, podendo ser usado como um bom aliado para compreensão do conteúdo pelos alunos.

  APLICAÇÃO DIDÁTICA: o jogo pode ser utilizado como método avaliativo e também como revisão de conteúdo, auxiliando no ensino-aprendizagem do aluno de maneira divertida os conteúdos trabalhados em sala de aula, é um instrumento que ajuda também na fixação do conteúdo, já que mistura prática com a teoria.


Disponível em: < www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_resp/atv3.htm> Acesso em: 9 de nov. de 2017.

OS MALES DO CIGARRO

As substâncias que estão na fumaça do cigarro agridem os cílios das vias aéreas e dificultam a eliminação de muco e catarro, que é necessário para o bom funcionamento dessas vias. Segundo o site Unimed Belo Horizonte: "com a idade, o fumo contribui para a queda da capacidade respiratória e para o aparecimento de outros problemas, como: tosse, chiado, falta de ar,bronquite crônica, enfisema, distúrbios da voz ,rouquidão,infecções das vias respiratórias e crise de asma".

QUANDO AS LESÕES COMEÇAM A ACONTECER?
Os danos são causados já nos primeiros cigarros, com a destruição dos alvéolos. É possível desenvolver enfisema pulmonar e ter alteração no revestimento dos brônquios, causando a bronquite.Embora todos esse problemas já no início , o fumante não os nota a princípio.
Vale reforçar que o tabagismo só prejudica a saúde da pessoa, mesmo que ela tenha uma sensação de "bem estar", que é passageiro, quando fuma.



APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Relacionar o tabagismo, que é uma prática muito comum de se ver, com os males que ele pode trazer para a saúde da pessoa e, com isso, é possível dar exemplo de problemas que envolvam o sistema respiratório e estejam relacionados com o uso do tabaco.



quinta-feira, 9 de novembro de 2017

O SISTEMA RESPIRATÓRIO X CIGARRO

  A nicotina é uma das drogas que causa um vício nas pessoas, e é muito difícil conseguir largar, pois a fumaça inalada com a nicotina entram nos pulmões vai direto para a corrente sanguínea e chega até o cérebro. 
   Até mesmo quem não fuma é considerado fumante passivo, também pode ter problemas respiratórios e adquirir doenças como alergias, ataques de asma e bronquite, irritação nos olhos e nas vias respiratórias,  pois quando entram em contato com a fumaça acabam inalando uma mistura de mais de 400 substancias químicas que são prejudiciais ao nosso organismo.
   Existem varias doenças que são causadas em pessoas que fumam como: câncer de pulmão, da laringe, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, distúrbios respiratórios, como bronquite, doença pulmonar obstrutiva crônica e enfisema, dificuldade de aprendizagem em tabagistas adolescentes, entre outras.
A imagem mostra nitidamente como é um pulmão saudável e o pulmão de um fumante. No vídeo que está disponível nesse link: <https://www.youtube.com/watch?v=vcHr5rdPdoU>., mostra o caminho da fumaça do cigarro e  fala sobre algumas doenças relacionadas ao uso do mesmo.

Aplicação didática: esse tema pode ser trabalhado em sala de aula como forma de iniciar o conteúdo sobre o sistema respiratório e também como forma de alertar os alunos sobre os riscos mesmo não sendo fumante ativo.





Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vcHr5rdPdoU> Acesso em: 8 de nov. de 2017.

CONHECENDO NOSSO ESTÔMAGO

O estômago faz parte do nosso tubo digestivo ele fica entre esôfago e intestino delgado tendo funções endócrinas e exócrinas, a palavra gastar em grego significa estômago, por isso gasto é referência para estômago. E sua principal função é a digestão de proteínas, através da produção de ácido gástrico. O nosso estômago é revestido internamente por uma camada de muco que tem por função proteger ele conta a agressão e da autodigestão, ou seja, ela protege o estômago das enzimas (A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos pequenos e a renina, produzida em grande quantidade no estômago de recém-nascidos, separa o leite em frações líquidas e sólidas) e do ácido clorídrico, principais componentes do suco gástrico, mesmo com a presença do muco o estômago as células são continuamente lesadas ou mortas pelo suco gástrico então se estima que a superfície estomacal seja totalmente reconstituída a cada três dias.

O que a falta do muco pode causar para o estômago?
O estresse faz com que o organismo produza mais ácido clorídrico ou bloquear a produção de muco e isso pode provocar a formação de úlcera péptica. A falta do muco pode causar também causar dor abdominal, espasmos e desconforto. Pode também resultar em náuseas e vômitos.

Como evitar alguns desconfortos no estômago.
Não comer por um longo tempo pode fazer com que a produção de acidez aumente e assim provocando queimações;
Evitar gorduras, frituras e carnes vermelhas em excesso, estes alimentos demoram mais para serrem digeridos;
Não ingira líquidos junto com as refeições. Os líquidos diluem o suco gástrico deixando a digestão mais lenta, prejudicando o estômago;
Evitar alimentos industrializados estes alimentos possuem aditivos químicos que inflam as paredes do estômago;


Aplicação didática: pode ser utilizado em uma aula sobre o estômago ou sobre o sistema digestório.  

Referências bibliográficas:
Disponível em: <http://www.pluramed.com.br/curiosidades-estomacais/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
Disponível em: << http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao1.php> Acesso em: 8 de nov. de 2017. 

Helicobacter Pylori : Você sabe quem ela é? Oque ela causa?

 A H. Pylori é uma bactéria que se abriga no estômago, onde prejudica o muco protetor e estimula uma inflamação, podendo provocar sintomas como dor e queimação abdominal, além de aumentar o risco para o desenvolvimento de úlceras e câncer.
Geralmente ela é identificada durante uma endoscopia, ou através de uma biopsia que são os métodos mais comuns para a detecção da bactéria.  
Já o tratamento é feito com remédios, prescritos por médicos, sendo também muito importante aderir uma dieta que ajude a aliviar os sintomas da gastrite, deve-se dar prioridade à vegetais e carne branca, além do mais evitar excesso de molhos e alimentos industrializados. 





APLICAÇÃO DIDÁTICA:   o conteúdo acima é de grande valia para os alunos. Pode ser utilizado quando o professor trabalhar Sistema Digestivo. Além disso o vídeo é breve e explicativo, e pode ser visto para complementação da aula como curiosidade.


Disponível em: < https://www.tuasaude.com/h-pylori/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=TFEipBk-0Cc> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
Disponível em: < https://www.tuasaude.com/sintomas-de-h-pylori/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.

Aprenda o Sistema Digestório Jogando

O Sistema Digestório é responsável pela realização de processos químicos e mecânicos, que promovem a transformação de macromoléculas ingeridas através da alimentação em micromoléculas, que poderão ser utilizadas pelo organismo, na imagem a seguir vemos as estruturas que constituem o sistema digestório:


Para jogar aperte ''Começar'' e a cada palavra que aparecer, clique no botão o respectivo nome do órgão.


Aplicação Didática: Este jogo pode ser utilizado como uma forma de memorizar os órgãos e também a ordem em que eles se encontram no processo de digestão. expor isso aos alunos tornaria a aula mais interessante e divertida.

Disponível em: <https://rachacuca.com.br/passatempos/x-tudo/2/sistema-digestivo/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Huuuuugo!

A úvula, mais conhecida como “campainha” ou “sininho”, localiza-se no fundo da nossa garganta. A mesma faz parte do palato mole e tem como uma das principais finalidades “alertar” de que o alimento está passando pela garganta e que está na hora de fechar as vias respiratórias.



Além disso, a úvula pode contribuir para alguns sons da língua, como por exemplo quando você engole. Geralmente, você escuta um som “vibrátil” para cima e para baixo (provavelmente você fez isso agora só para comprovar se o que está escrito aqui é verdade). Esse som é emitido pela úvula. 
Tendo também um papel importante na fonação, ela é formada por músculos (chamados de “musculus uvuae”), já que a mesma tem capacidade de contrair-se.

“MAS ENTÃO QUAL É O MOTIVO DA NAÚSEA QUANDO EU “ACARICIO” MINHA ÚVULA?”
Juntamente com a faringe há um nervo chamado de “glossofaríngeo” (um dos nervos cranianos responsáveis pela sensibilidade gustativa). O mesmo estimulado pode conduzir essa contração para os músculos faríngeos e laríngeos, por consequência estimulando a contração dos músculos da parede do abdômen. Por fim, o estômago chama o famoso “HUUUUUUUUUGO”!
*Algumas pessoas que colocam piercing na úvula sentem um enorme desconforto ao engolir*




 CURIOSIDADE
A “uvulitis” é conhecida vulgarmente como “úvula inflamada”. As causas disso são diversas, tais como: desidratação em períodos de tempo seco, ingestão de alimentos ácidos/picantes/quentes e até mesmo o refluxo gastroesofágico.
O tratamento depende do estado em que se encontra, mas a primeira alternativa seria procurar recomendações médicas. Pode-se que as vezes apenas remédios caseiros já sejam o suficiente.

Aplicação didática: Esse conteúdo seria abordado em uma aula sobre sistema digestório, aplicando a função da úvula e incluindo a mesma na participação no processo de digestão. 


Disponível em: <https://saude-info.info/uvula-inflamado.html> Acesso em: 8 de nov. de 2017.